Restituição de Imposto de Renda sobre pensão alimentícia – saiba tudo!

Restituicao De Imposto De Renda Sobre Pensao Alimenticia Entenda Como Funciona Blog - Cibertec Contabilidade e Assessoria | Rio Grande do Sul - Brasil

Compartilhe nas redes!

Guia definitivo da restituição de Imposto de Renda sobre pensão alimentícia

 Esclareça todas as suas dúvidas sobre a restituição de Imposto de Renda sobre pensão alimentícia

Após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), os recursos advindos de pensão alimentícia deixaram de ser tributáveis no Imposto de Renda.

Dessa forma, passou a ser possível solicitar a restituição de Imposto de Renda referente a esses recursos.

Mas você sabe como essa restituição funciona? Sabe o que deve fazer para receber esses valores? 

Continue a leitura conosco e confira o nosso guia completo sobre a restituição de Imposto de Renda sobre pensão alimentícia.

Quem tem direito à restituição do Imposto de Renda sobre a pensão alimentícia?

Em primeiro lugar, é importante esclarecer que quem tem direito a essa restituição são os cidadãos que recebem a pensão alimentícia e declaram o IR. 

Não estamos falando de quem paga essa pensão. Afinal, quem paga a pensão e declara o IR já recebe o abatimento, portanto, o valor não é tributado.

Desta forma, têm direito a essa restituição os contribuintes que enviaram a declaração do IR entre 2018 e 2022, incluindo os valores referentes à pensão alimentícia como rendimento tributário.

Esses cidadãos poderão retificar o documento a fim de realizar a correção e solicitar a restituição. 

Como funciona a restituição de Imposto de Renda sobre pensão alimentícia?

Em junho de 2022, o STF proibiu a incidência do IR sobre os valores advindos de pensão alimentícia. Em outubro, houve o julgamento do recurso solicitado pela União para evitar a devolução desses valores de forma retroativa. O entendimento da Corte foi que essa tributação é inconstitucional.

Desse modo, a pensão alimentícia deve contar com isenção do IR. Com esse resultado, a Receita Federal deverá devolver aos contribuintes, os valores cobrados nos últimos 5 anos.

Para ocorrer a restituição, você precisa enviar uma declaração retificadora referente ao ano desse recolhimento indevido.

Esse envio pode ser realizado pelo aplicativo “Meu Imposto de Renda” ou pelo Programa Gerador da Declaração, no Portal e-CAC.

Mas atenção! Para isso, você precisa informar o número do recibo de entrega da declaração que será retificada e manter o mesmo modelo de dedução escolhido no primeiro envio.

Como preencher a declaração retificadora?

Você deve excluir o valor referente a pensão alimentícia declarado como imposto tributável e informá-lo na opção “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis/Outros”. É importante ressaltar que você deve especificar esse valor como “pensão alimentícia”.

Já em relação as demais informações devem ser mantidas.

Um ponto importante que merece ser destacado é que os declarantes que deixaram de inserir dependente que tenha recebido rendimentos de pensão alimentícia poderão incluí-lo, assim com as despesas relacionas a esse dependente.

Mas para realizar essa inclusão, deve-se respeitar algumas condições, como:

  • Ter optado pela tributação por deduções legais na declaração original; e
  • O dependente não pode ter declarado IR.

Como receber essa restituição?

Para receber a restituição de Imposto de Renda sobre a pensão alimentícia, você precisa verificar se haverá imposto a restituir após a retificação da declaração.

Caso o saldo de imposto a restituir seja superior ao da declaração original, você receberá essa diferença, conforme o cronograma de lotes e prioridades legais.

Outra situação que pode ocorrer é o saldo do imposto ser reduzido após a retificação. Nesse caso, o valor excedente será restituído através do pedido eletrônico de restituição (Perdcomp).

Esse segundo caminho pode ser mais demorado, tendo em vista que não há prazo legal para análise desse requerimento.

Entretanto, segundo a própria Receita Federal, estão sendo analisadas opções para tornar esse processo mais rápido e eficiente.

Seja como for, é fundamental que você guarde todos os comprovantes dos valores informados na declaração, até mesmo na declaração retificadora. 

Assim, caso a Receita Federal solicite esses documentos para conferência, você não terá problemas para comprovar a situação.

A importância de uma boa assessoria contábil

Da mesma forma que para realizar a declaração original do Imposto de Renda, é fundamental contar com o auxílio de especialistas para evitar erros de garantir que o processo ocorra de forma mais rápida e eficiente, contar com um bom suporte nesse momento também é muito importante.

Afinal, os profissionais contábeis são especialistas na declaração do IR, no seu cálculo, apuração e restituição.

Portanto, não hesite em contar com o auxílio de especialistas!

Para saber mais, acesse o link abaixo de quem pode ajudar você com o seu Imposto de Renda:

Conte com a Cibertec Contabilidade & Assessoria

Se você precisa de ajuda com a restituição de Imposto de Renda sobre a pensão alimentícia ou para qualquer situação que envolva o seu IR, conte com a Cibertec Contabilidade & Assessoria.

Somos especialistas em Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) e vamos auxiliá-lo em todo o processo.

Portanto, entre em contato conosco para esclarecer suas dúvidas e iniciar esse processo de forma simples, correta e eficiente.

Aguardamos o seu contato!

CLIQUE AQUI PARA FALAR COM OS NOSSOS ESPECIALISTAS!

5/5 - (1 vote)
Summary
Restituição de Imposto de Renda sobre pensão alimentícia - saiba tudo!
Article Name
Restituição de Imposto de Renda sobre pensão alimentícia - saiba tudo!
Description
Guia definitivo da restituição de Imposto de Renda sobre pensão alimentícia. Continue a leitura e esclareça suas dúvidas sobre o assunto!
Author
Publisher Name
CIBERTEC - CONTABILIDADE, ASSESSORIA LTDA
Publisher Logo

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Descubra X Dicas De Controle De Custos Para Aumentar A Rentabilidade Do Seu Negócio! - Cibertec Contabilidade e Assessoria | Rio Grande do Sul - Brasil

Benefícios de Contador para Autônomos: Transforme suas finanças

Benefícios de Contador para Autônomos: Descubra como transformar suas finanças e aumentar seus lucros! Entenda como os benefícios de contador podem simplificar suas finanças, resolver problemas complexos e aumentar significativamente seus lucros como autônomo. Os benefícios de contador para autônomos

Controle de Caixa: Dicas Essenciais para Autônomos Crescerem

Controle de Fluxo de Caixa para Autônomos: Alavanque Seu Negócio com Dicas Práticas! Descubra como um controle eficaz de fluxo de caixa pode transformar seu negócio autônomo, garantindo saúde a financeira e decisões estratégicas mais acertadas! O controle de fluxo

Descomplicando A Abertura De Sua Pj. Um Guia Passo A Passo Para Iniciar Seu Negócio Sem Erros - Cibertec Contabilidade e Assessoria | Rio Grande do Sul - Brasil

Como abrir PJ Simples: Descomplique sua vida com esse guia

Como abrir PJ Simples: seu guia definitivo para iniciar o negócio Descubra, neste artigo, todos os passos que você precisa seguir para se tornar Pessoa Jurídica de forma simples e prática Abrir uma empresa pode parecer uma tarefa desafiadora, especialmente

O Segredo Para Simplificar Sua Gestão Fiscal. Como A Emissão De Nota Fiscal Pode Ser Menos Complicada Do Que Parece (1) - Cibertec Contabilidade e Assessoria | Rio Grande do Sul - Brasil

Emissão de nota fiscal para autônomos: como simplificar?

Descubra o segredo para simplificar sua gestão fiscal com a nota fiscal autônomo Saiba como emitir a nota fiscal autônomo pode ser mais fácil do que você imagina. Simplifique sua gestão fiscal e evite complicações. Para muitos profissionais autônomos, a

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
BPO Financeiro: tudo o que você precisa saber sobre essa…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top
Precisa de ajuda?