Veja agora as mudanças no Imposto de Renda 2023!

Imagem Blog Dpg 69 - Cibertec Contabilidade e Assessoria | Rio Grande do Sul - Brasil

Compartilhe nas redes!

Atualizado em Março de 2023

Novidades do Imposto de Renda 2023: o que esperar das mudanças na declaração do IRPF?

Saiba agora o que mudou no Imposto de Renda 2023 e fuja de problemas! 

A temporada do Imposto de Renda 2023 já começou, então se você ainda não fez a sua declaração, ou até mesmo não sabe quais foram as mudanças deste ano, mantenha a calma. Nós estamos aqui para te ajudar!

Neste artigo, vamos explorar as principais novidades do IRPF 2023, discutindo as alterações nas regras de preenchimento e também os possíveis benefícios e dificuldades que elas trarão para os contribuintes. Confira!

Descubra as principais mudanças no Imposto de Renda 2023


No dia 15 de março, foi iniciado o período de envio da Declaração de Imposto de Renda, e a primeira novidade é que o contribuinte poderá utilizar a declaração pré-preenchida nesse período de entrega de documento, que está disponível tanto no Programa Gerador de Declaração (PGD), via computador, quanto no Meu Imposto de Renda, on-line ou em aplicativo para iOS ou Android.

Outra grande mudança foi no período de entrega, que diferente do ano passado, será do dia 15 de março a 31 de maio. Essa alteração teve como objetivo permitir que todos os contribuintes pudessem ter acesso à declaração pré-preenchida desde o começo do prazo.

Também foram feitas mudanças na plataforma Meu Imposto de Renda. Agora, além do contribuinte, o procurador pessoa física ou jurídica também pode utilizar a declaração pré-preenchida através da procuração eletrônica.

Pessoas autorizadas pelo contribuinte, como dependentes e grupos familiares, por meio da nova funcionalidade “Autorização de acesso”, disponível apenas na ferramenta Meu Imposto de Renda, também conseguem utilizar o recurso da declaração pré-preenchida.

Para saber mais sobre as novas regras do Imposto de Renda 2023, confira os artigos abaixo:

 

Mudanças na restituição

Outra novidade é que o contribuinte que utilizar a declaração pré-preenchida ou optar por receber a restituição via Pix, terá prioridade no recebimento, após aqueles já contemplados:

  • Contribuintes idosos com idade igual ou superior a 80 anos;
  • Contribuintes idosos com idade igual ou superior a 60 anos;
  • Deficientes e portadores de moléstia grave; 
  • Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

A consulta à restituição pode ser realizada no site da Receita Federal e nos aplicativos oficiais da instituição. As restituições do IR ocorrerão nos seguintes dias:

  • 31/5 – Primeiro lote;
  • 30/6 – Segundo lote;
  • 31/7 – Terceiro lote;
  • 31/8 – Quarto lote;
  • 29/9 – Último lote;

Evite erros na declaração do Imposto de Renda 2023 – Saiba por que você deve contar com um contador!

Existem várias razões pelas quais fazer a declaração do Imposto de Renda com um contador pode ser benéfico para você.

O contador é um profissional especializado em questões tributárias e tem conhecimento aprofundado sobre as leis e normas que regem o IRPF, além de estar atualizado sobre as mudanças e como lidar com todas elas. 

Algumas das principais vantagens de contar com um contador para fazer a declaração do IRPF são:

 

  • Maior precisão e segurança na declaração: o contador é capaz de identificar todas as informações necessárias para a declaração do IRPF;
  • Otimização da declaração: o contador pode ajudar o contribuinte a identificar deduções e benefícios fiscais que podem reduzir o valor do imposto devido;
  • Economia de tempo e esforço: fazer a declaração do IRPF pode ser uma tarefa complexa e demorada, especialmente para pessoas com rendas mais elevadas ou que possuem várias fontes de renda;
  • Atendimento personalizado: o contador pode orientar o contribuinte sobre a melhor forma de planejar suas finanças para o próximo ano e dar dicas sobre como evitar problemas com a Receita Federal no futuro.

Em resumo, fazer a declaração do IRPF com um contador pode trazer muitos benefícios, desde a precisão e segurança na declaração até a economia de tempo e dinheiro. 

É sempre importante escolher um contador de confiança, que tenha experiência e conhecimento em questões tributárias.

Nós, da CIBERTEC, estamos prontos para te ajudar com essa missão. Afinal, somos especialistas em declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física.

Portanto, entre em contato conosco hoje mesmo e evite problemas com o Leão da Receita Federal!

CLIQUE AQUI PARA FALAR COM UM ESPECIALISTA EM IMPOSTO DE RENDA!

5/5 - (1 vote)
Summary
Veja agora as mudanças no Imposto de Renda 2023!
Article Name
Veja agora as mudanças no Imposto de Renda 2023!
Description
ocê sabe quais mudanças e novidades estão rolando no IRPF 2023? Não deixe a declaração para a última hora! Leia o nosso artigo saiba mais!
Author
Publisher Name
CIBERTEC - CONTABILIDADE, ASSESSORIA LTDA
Publisher Logo

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

Escrituração Contábil Fiscal Você Sabe O Que é E Sua Importância - Cibertec Contabilidade e Assessoria | Rio Grande do Sul - Brasil

Escrituração Contábil Fiscal para PF: o guia completo!

Escrituração Contábil Fiscal para pessoa física: o que é e por que fazer? Aumente seu conhecimento sobre a Escrituração Contábil Fiscal e entenda sua importância para pessoa física. A Escrituração Contábil Fiscal (ECF) para Pessoa Física é mais do que

Imposto De Renda Para Autônomoscomo Funciona Para Quem Preenche O Carnê Leão (1) - Cibertec Contabilidade e Assessoria | Rio Grande do Sul - Brasil

Imposto de Renda para autônomos: tudo sobre o carnê-leão!

Imposto de renda para autônomos: como funciona para quem preenche o carnê leão Descubra como autônomos podem lidar com o Imposto de Renda, incluindo o preenchimento do carnê-leão, deduções permitidas e prazos de pagamento, mantendo-se em conformidade com a legislação

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Guia IRPJ: entenda tudo o que envolve o Imposto de…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top
Precisa de ajuda?